5 de fevereiro de 2010

PAC Social entrega Documento Informativo para Moradores

Ontem durante a reunião entre a Associação dos Moradores, Prefeitura e CORSAN, o serviço social do PAC, deixou com alguns moradores um documento contendo um resumo de informações sobre o Projeto Social, dentre as informações vale destacar:

Sobre o Termo de Permissão de Uso:

  • 10 anos para ser proprietário da habitação;
  • Pagamento de 120 parcelas de R$ 20,33;
  • Quem não pagar 03 meses seguidos ou 06 intercalados terá acompanhamento social;
  • A casa deverá ficar em nome da mulher. caso não tenha esposa, então ficará no nome do próprio beneficiario;
  • Para ampliar será necessário pedir autorização na Prefeitura;
  • É PROIBIDO CEDER, EMPRESTAR, ALUGAR OU VENDER A CASA.

Sobre O Trabalho Tecnico Social - TTS

Viabilizará ações para promover autonomia, protagonismo social e o desenvolvimento ecônomico e social da população beneficiária, através de 03 eixos

  • Mobilização e organização comunitária;
  • Geração de trabalho e renda;
  • Educação sanitária, ambiental e patrimonial.
Objetivos do Programa:
  • Habitação, saneamento e infra-estrutura,
  • Participação comunitária;
  • Promoção de atividades (oficinas, cursos, etc)
  • Valorização de grupos sociais (clube de mães, jovens, idosos, etc)
  • Fortalecimento de vinculos familiares e comunitarios 
 Função do TTS:

  • Coordenação do TTS;
  • Planejar ações e convenios;
  • Elaborar projetos e sub-projetos;
  • Analisar e avaliar fichas cadastrais;
  • Averiguar irregularidades;
  • Dar informações aos beneficiarios;
  • Articular e encaminhar a serviços públicos,
  • Fisacalizar e supervisionar ações dos convênios;
  • Monitorar e avaliar a implantação de projetos.
O documento também contem Normas de Uso da habitações Manual de Usuário e Avisos Importantes. dentre os avisos destacamos o seguintes:

  • A casa NÃO poderá ser vendida, trocada ou cedida, VENDEDOR E COMPRADOR SERÃO RESPONSABILIZADOS JUDICIALMENTE. 
Mais uma vez é enfatizada a proibição da venda de casas do loteamento. Espero que os Tecnicos do Trabalho Social, façam cumprir estas normas, que não fiquem apenas no teórico.

Este documento traz informações claras sobre a atuação do Trabalho Social nesta e em outras comunidades que foram contempladas com obras do PAC, no entanto já se passaram mais de 1 ano de Administração do governo Cesar Schirmer e tudo o que temos são teórias postas no papel e que só chegaram ao conhecimento dos beneficiarios ontem.
Ainda não foram divulgados os prazos para inicio da prática das ações sociais. Será que teremos que esperar mais 1 ano se passar para que tenhamos de fato estas ações implantadas aqui no Cipriano da Rocha?. Essa é a pergunta que fica.
Impuseram tantas regras e responsabilidades para os beneficiarios, porém olvidam-se de cumprir com suas obrigações, mesmo as mais elementares.
Diante de tudo isso me resta dizer: 'MAL FEITOOO'!!

Casa Abandonada recebe moradores

Ontem mesmo a Prefeitura Municipal deu um destino para casa da quadra 25, casa 06. O senhor Secretario da Habitação: "Duda" Barin concedeu a familia que perdeu a casa no incendio do dia 03, o direito de uso por tempo indeterminado da unidade habitacional que há mais de ano estava desocupada.
Uma atitude louvavel por parte de Eduardo Barin. Um secretario que tem subido no conceito dos moradores locais por sua frequente atuação dentro da comunidade.

4 de fevereiro de 2010

Reunião de Grandões


As 20 hs de hoje ocorreu em frente ao prédio do Centro Comunitário do loteamento Cipriano da Rocha uma reunião entre moradores, CORSAN e Prefeitura Municipal de Santa Maria. Estavam presentes o sr. Paulo Rogerio da CORSAN, a sra Ivone Assistente Social do PAC e Secretario de Habitação "Duda" Barim.
A reunião fora marcada com objetivo de ressolver algumas questões referentes a altas cobranças na taxa da prestação do serviço de seneamento basico, sendo que nos ultimos 4 meses as residencias do loteamento permaneciam sem abastecimento de àgua no periodo das 08 hs até as 17 hs. O senhor Paulo Rogerio se comprometeu a fazer uma revisão nas faturas e reduzir os valores, considerando uma média dos ultimos 5 meses de consumo. O senhor Rogerio também falou com referencia ao programa de baixa renda e a taxa de Tarifa Social, que será implantado no loteamento, tão logo a Prefeitura lance os beneficiarios no Cad Unico - Cadastro Unico dos Programas Sociais do Governo Federal.

 

O senhor Duda Barim falou sobre a entrega dos  Contratos para os moradores e da ação judicial que irá analisar a situação daqueles que venderam e compraram casas no loteamento e que caberá a justiça decidir a permanencia ou não das familias que adquiram casas por meio de compra.
Os moradores fizeram diversos questionamentos com realação a falta de segurança, inicio do trabalho social, problemas de infrastrutura em algumas unidades habitacionais e os acúmulos de terras. Todos os questionamentos foram respondidos, alguns satisfatóriamente e outros evazivamente.
 

A sra Ivone, Assistente Social do PAC, fez uma breve fala com relação ao trabalho social que será implantado no loteamento.
Ressalta-se que nenhum prazo fora dado para nenhuma das demandas levantadas. Com exceção do Sr Paulo Sergio que se comprometeu em ressolver os problemas e demostrou real interesse, inclusive levando as faturas do mês de janeiro para correção dos valores.
A Prefeitura, como sempre, é evasiva em relação ao seu dever de fazer.  

Casa Para Quem Precisa II


Alguns dias atrás falamos sobre a casa de n° 6 da quadra 25 da beneficiaria Eloina Ferreira. Naquela ocasião postamos fotos de empregados da BK Construções consertando portas e janelas que haviam sido depredas. Na manhã de hoje a casa amanhceu sem a porta da frente e com os vidros quebrados nas janelas.
Vale reforçar aqui, que a casa já esta há mais de ano abandonada, sem nenhum interesse por parte da legitima beneficiaria, que só aparece uma ou duas vezes por mês para da uma olhadinha na casa.
Também vale reforçar o descaso da Prefeitura em tomar providencias para destinar a casa para familia que realmente necessite de habitação.


Até quando o Municipio vai ficar gastando no conserto desta unidade habitacional? Não seria mais facil e correto destina-la a outra familia?
Neste novo governo, lamentavelmente, tudo que diz respeito ao Loteamento Cipriano da Rocha é "empurrado com a barriga".

Incendio no Loteamento Cipriano da Rocha


Uma adolescente de 16 anos, que segundo informações de familiares estaria drogada, ateou fogo na casa 06 da quadra 30 do Loteamento Cipriano da Rocha. O Fato ocorreu na noite do dia 03/02/10, em torno das 20 hs. O incendio crimininoso destroiu compleamete a casa e todos os pertences da familia.


A trégedia só não foi maior porque os vizinhos se mobilizaram e ficaram jogando agua com mangueiras na casa ao lado.


Os Bombeiros foram acionados logo que fora verificado a fumaça que saia pelo telhado da casa e levaram cerca de 20 minutos para chegarem até o local, tempo que considero muito bom, considerando a distancia que tiveram que percorrer.


O lamentavel é que aqui em frente a fabrica da Coca-cola existe um posto do Bombeiros que esta funcionando precáriamente, sem veiculos para atender a ocorrencias de incendios.

Esperamos que os orgãos competentes, aqueles responsaveis pelo repasse de vebas para a seguraça pública dêm maior atenção ao Corpo de Bombeiro de nossa cidade que esta com seus veiculos sucateados.

Em reunião com CACISM e Prefeitura a Corporação dos Bombeiro de Santa Maria, expôs suas deficiencias, agora é esperar a boa vontade dos politicos para sanarem os problemas.

1 de fevereiro de 2010

Casa Para quem precisa morar

Enquanto centenas de familias aguardam sua vez de terem sua casa própria há quem tenha e não necessita.  Pelo menos é essa a conclusão que muitos moradores do loteamento tiram com relação a senhora Eloina Ferreira, beneficiaria da casa de n° 6  da quadra 25 deste loteamento. A casa que aparece na foto acima esta há mais de ano abandonada, já depredaram varias vezes a porta e as janelas da casa. 
Esta unidade habitacional, inclusive já fora ocupada por uma familia que por determinação judicial teve que deixar a casa.
Segundo as informações obtidas por moradores a senhor a Eloina Ferreira não tem necessidade da casa e não pretende mudar para o loteamento.
O fato já foi colocado para a Prefeitura que nenhuma providencia tomou para dar um novo destino para a casa, uma vez que a legitima benficiaria não a quer.