25 de junho de 2010

A REINTEGRAÇÃO NA IMPRENSA LOCAL

Para registro deixo aqui a transcrição das noticias publicadas na imprensa local sobre o ocorrido no Loteamento Cipriano da Rocha no dia de ontem 24 de junho de 2010.





Famílias perdem casas em reintegração


Por : Diogo Brondani e Maurício Barbosa

A Justiça deu reintegração de posse ao Município de duas das 21 casas do loteamento Cipriano Rocha, na Cohab Tancredo Neves, na manhã de ontem. Os moradores se acumulavam nas esquinas acompanhando a movimentação dos funcionários da Prefeitura que estavam escoltados por 90 policiais do Batalhão de Operações Especiais. Segundo o Comandante do BOE, tenente coronel Vargas, o grande efetivo foi necessário porque na primeira tentativa de reintegração, no último dia 15, os moradores protestaram e não deixaram o oficial de Justiça dar posse ao Município. Nas primeiras horas da manhã, cerca de 10 funcionários da Prefeitura e foram até o local com dois caminhões para carregar os pertences das residências.
Os moradores da casa 6, na quadra 25, e da casa 19, da quadra 26, já não durmiam tranquilos há dias. A moradora Odila Francisco Rodrigues passou mal com a chegada da polícia e foi levada ao hospital para atendimento médico. A proprietária da outra casa, que também estava sendo reintegrada ao Município, também precisou de cuidados médicos. Marta vivia no loteamento desde fevereiro deste ano quando o Município cedeu uma casa para ela morar devido a um incêndio. Marta foi internada para tratar uma leucemia na quarta-feira e não estava em casa para arrumar seus pertences. Os móveis e todos os objetos da moradora foram retirados pelos vizinhos e guardados na casa ao lado. “Eu não tenho nem ideia para onde eu vou quando eu sair daqui”, comenta Marta, ainda no hospital. Odila Rodrigues afirma estar sem rumo. “Nós estamos andando pelo mundo, não temos para onde ir. Hoje, nós vamos dormir na casa de um vizinho, amanhã eu não sei”, desabafa. Domingos, marido de Odila, guardava alguns pertences dentro do carro da família enquanto as outras coisas eram retradas pelos funcionários da Prefeitura. “Eu não invadi, eu paguei pela casa”, destaca Peranzoni.
No lugar dos moradores e de seus bens, ficaram apenas as casas vazias sobre os cuidados de dois vigilantes da Prefeitura. Segundo a assessoria da Prefeitura, novos moradores que se inscreveram nos processos seletivos devem ser beneficiados com as residências.

http://www.arazao.com.br/2010/06/24/familias-perdem-casas-em-reintegracao/

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::





Uma saída forçada





Duas famílias foram retiradas de casa no Cipriano da Rocha Duas famílias tiveram de deixar as casas onde moravam no loteamento Cipriano da Rocha, na Região Oeste, na manhã de ontem. A desocupação foi comandada pela prefeitura, que obteve na Justiça mandados de reintegração de posse dos imóveis. Todo o processo foi desencadeado porque os atuais moradores estavam em situação irregular. Eles teriam comprado as residências dos verdadeiros beneficiários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que é ilegal.
Cerca de 90 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar apoiaram a ação de remoção. Um dos coordenadores do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e morador do loteamento, Paulo Freitas condenou a quantidade de militares empregados na ação.
– O aparato policial usado foi humilhante para a população – considera.
Segundo ele, móveis de uma das moradoras, uma idosa de 67 anos, foram levados pela prefeitura a um depósito. A outra moradora teria deixado os pertences na casa de vizinhos.
Uma das moradias será ocupada pela família de Jerceli da Silva Silveira. Hoje, ela mora no terreno de familiares, com os dois filhos – um menino de 4 anos e uma menina de 11. Ambos têm problemas de saúde. Desde 2008, ela estava inscrita em dois programas – Minha Casa, Minha Vida e Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Diante da situação, Jerceli entrou na Justiça e conseguiu o direito a uma moradia. A prefeitura recebeu a determinação judicial para abrigar a família. Ontem, com a desocupação das casas do loteamento, ela pôde receber seu futuro lar.
– Estou bem feliz – declarou.

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,2949188,14966

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

24 de junho de 2010

GIGANTESCO APARATO DE REPRESSÃO EM EXECUÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

As familias do loteamento Cipriano da Rocha, por volta das 08 hs de hoje ficaram assustadas com tamanha movimentação de policiais na comunidade. Um enorme aparato repressivo fora mobilizado para cumprir mandado judicial de reintegração de posse, cerca de 100 policiais participaram da ação que visava a retirada de 2 familias que adquiriram casas por meio de compra.
Todos os acessos ao loteamento foram fechados, ninguém podia entrar e nem sair do Cipriano da Rocha, inclusive imagens da ação foram proibidas de serem realizadas.
A vice-presidente da Associação de Moradores Liliane Mello ao tentar registrar a ação com sua camara fotografica, fora repreendida por um policial que a ameaçou de apreender sua maquina caso fizesse imagens.
A dona Odila, uma senhora de mais de 70 anos desmaiou ao ser informada que deveria deixar a casa que havia adquirido.  Enquanto seus pertences eram depositados em um caminhão uma ambulância a levava para o hospital.
A outra senhora, dona Marta, que também teve sua casa desapropriada recebeu a noticia da ação no hospital onde encontrava-se baixada desde a noite anterior.
Segundo a Prefeitura mais 20 familias terão que deixar suas casas em breve, por estarem em situação irregular, ou seja compraram  casas no loteamento.
O lamentavel de tudo isso é que estas familias  serão penalizadas com a perca da casa e do dinheiro que investiram na compra, além de responder processo.
Mais uma vez eu bato na mesma tecla, e a Prefeitura será que sofrerá alguma sanção por ter PERMITIDO que essa situação de compra e vendas de casas chegasse a esse ponto de ter que humilhar e penalizar essas familias  deste modo?
Uma familia COMPRAR uma casa por necessidade é CRIME e a Prefeitura deixar de EXECUTAR o Trabalho Social que já deveria estar em andamento há muito tempo o que é?
Para mim é dificil entender como funciona a justiça neste país, neste caso em especial, quem deveria ser penalizado pelo não cumprimento de uma obrigação e gerando todo este enredo acaba SAINDO ILESO e aqueles que buscavam seu sagrado direito de ter um teto SAINDO PREJUDICADO.

UM DIA SEM GLOBO - Campanha do Movimento de Radios Comunitárias


Na qualidade de militante e defensor da comunicação livre e comunitária, como pilar para construção efetiva da democracia  em nosso pais, não poderia deixar de contribuir com esta Campanha Anti-Globo. Se bem que ha muito tempo não tenho tempo para assistir televisão e quando me permito, a Rede Globo sempre é minha ultima opção.

22 de junho de 2010

NOVAMENTE NA MIDIA

Na edição de hoje do Jornal A Razão novamente é noticiado acontecimentos que giram entorno do loteamento: a venda de casas e o Projeto Social.
Convém aqui deixar bem claro que o Projeto Social já deveria estar em execução no loteamento desde que chegaram os primeiros moradores, sendo uma das funções do trabalho social o acompanhamento das familias durante o periodo de adaptação a sua nova morada e trabalhar o convivio social e comunitário dos habitantes do loteamento.
Com as ações do Trabalho Social os problemas teriam sido solucionados no inicio e não estariamos hoje na iminencia de termos 22 familias penalizadas com a perca de suas casas. Não apenas de sua casa, mas de todo um sonho construido e planejado nesta nova morada. Trata-se de um enorme prejuizo financeiro e moral que  ameaça a recair sobre estas familias.
Nesta história eu só consigo vislumbrar um único culpado e podem term certeza que não são as familias que venderam e tão pouco as que adquiriram as casas por meio da compra.
A Prefeitura Municipal com seus agentes politicos negligentes e omissos, mesmo tendo conhecimento das vendas de casas permaneceram inértes e com isso corroborando para que a "ilegalidade" que hoje reprimem com garras e dentes aumentasse e chegassem ao ponto em que chegou.
Se realmente o braço forte da Justiça pender sobre estas familias que também sejam punidos por prevaricação os resposaveis pelo trabalho social do PAC que deveriam ter coibido estas venda no inicio e que FICARAM DE BRAÇOS CRUZADOS APENAS OBSERVANDO.

 EM TEMPO: Se estiver equivocado que chamem a atenção, mas durante todos esse tempo de administração do prefeito Schirmer, no que diz respeito as obras do PAC, sempre buscam subterfugios para driblar os questionamentos sobre os problemas e na maioria dos casos ao invés de apresentarem soluções culpam o governo Valdeci pelos erros. E no caso das vendas de casas não é diferente e ainda o senhor Nabor Coordenador do PAC encontrou cerca de 60 cargos de confiança do ex-prefeito residindo no primeiros lotes de unidades habitacionais entregues em 28 de dezembro de 2008. Essa afirmação infundada foi apenas mais um dos subterfugios utilizados para desviar as atenções.

21 de junho de 2010

VEM AÍ, A RESISTENCIA....


O Loteamento Cipriano da Rocha prepara-se para lançar um jornal informativo para sua comunidade.
AGUARDEM, VEM AÍ A RESISTÊNCIA!

20 de junho de 2010

SERA MAIS UMA MENTIRA?

Quanto mais falamos em mentiras, mais fatos nos chegam.  O senhor Antonio Elias Mattos está preocupado em ficar de fora do Loteamento Cipriano da Rocha. Pois a cada entrega de casas ele vê  pessoas que necessitam menos do que ele recebendo as chaves de uma unidade habitacional.
Ele não é um dos beneficiarios legitimos, mas alimenta uma esperança que lhe foi dada pelos senhores Nabor Ribeiro e "Duda" Barim que lhe prometeram uma casa no loteamento.
Segundo me relatou seu Antonio, ele procurou o vereador João Carlos Maciel que o encaminhou ao PAC Social, onde em conversa com os responsaveis pelo setor recebeu a promessa de colocação no loteamento Cipriano da Rocha. Isso em fevereiro deste ano (2010). Ocorre que, de conformidade com as palavras de seu Antonio, lhe prometeram colocar nas primeiras casas que ficassem prontas, tão logo reiniciacessem as obras. PROMESSA que não se confirmou até o momento.
O senhor Antonio e sua esposa Ledir Nunes Diniz, quando procuraram o PAC viviam em uma casa alugada na vila Prado, quando em dias de chuvas a água invadia a casa. E  quase tudo que tinham de móveis fora perdido em consequencia destas inundações.
Atualmente eles habitam uma casa alugada na Rua Piauí, Nº 854,  no Parque Pinhero Machado, onde pagam R$ 300,00 de aluguel, R$ 60,00 de agua e R$ 80,00 de energia eletrica.
A renda da familia provem da aposenadoria do senhor Antonio que recebe um salario por mês.
O senhor Atonio desabafa: "já estou cheio de conversa mole, só enrolam e não cumprem nada. Pretendo falar direto com o prefeito sbre minha situação e as promessas que me fizeram".  Disse também que está disposto a procurar o Ministério Publico Federal e denunciar toda essa situação.
Segundo a dona Ledir, lhe pediram para que não se preocupasse pois seriam colocados no loteamento do Km2. Mas ela mais do que nunca esta PREOCUPADISSIMA, diante dos ultimos acontecimentos que comprometem a conduta dos responsaveis pelo PAC. 
De minha parte o aconselhei a tomar as medidas que julgassem necessarias para fazer valer sua esperança de ter sua casa garantida. PROMETARAM???? CUMPRAM COM SUAS PALAVRAS ou desfaçam SUAS MENTIRAS.
Falam tanto em irregularidades, criticam os critérios adotados pelo ex-prefeito Valdeci Oliveira e fazem uma promesa deste teor para um casal de idosos e necesitados.
Já conheço muito bem aqueles que FALAM, PROMETEM e que NADA FAZEM.